- Dados colhidos num iPhone foram reunidos num mapa pelos especialistas em seguraça
Dados sobre latitude e longitude junto com marcação de tempo são gravados constantemente, segundo Alasdair Allan, em dispositivos da Apple que utilizam o sistema operacional iOS 4 ou superior. Esses dados ficam gravados num arquivo chamado “consolidated.db”, transferido para computadores quando o usuário sincroniza seu smartphone ou tablet via iTunes.
Como as informações ficam armazenadas tanto nos dispositivos móveis da Apple quanto no computador do usuário, podem ser vistas por qualquer pessoa que tenha acesso a eles. “A Apple tornou possível que qualquer pessoa – uma mulher ciumenta ou um detetive particular – com acesso ao seu celular ou computador consiga informações detalhadas de onde você esteve”, explica Peter Warden, especialista que participou da pesquisa.
Quando o usuário troca seu iPhone ou iPad 3G por novos aparelhos, os dados sobre sua localização também são migrados para eles. Os pesquisadores também tentaram encontrar em dispositivos Android, do Google, alguma brecha similar, mas não acharam. “Não sabemos de nenhum outro fabricante de celulares que esteja fazendo isso”, completa Warden.
Warden e Allan afirmaram que tentaram contato com a equipe de segurança de produtos da Apple, mas não obtiveram resposta.
Simon Davies, diretor do Privacy International, grupo de advocacia da área de Direitos Humanos, consultado pelo “Guardian”, afirmou que a descoberta é preocupante. “Localização é um dos mais sensíveis elementos na vida de qualquer pessoa – apenas pense onde as pessoas vão à noite. A existência desse tipo de dado cria uma ameaça real à privacidade.”
Fonte: Uol Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário