Derrube mitos e aplique melhor as boas práticas para manter um projeto de SEO com qualidade. Trabalhe certo para alcançar os melhores resultados junto aos buscadores.
Produzir uma página otimizada e tornar a vida dos spiders dos buscadores mais fácil é o que se chama de SEO, quebra-cabeça onde diversos itens ainda são pouco claros e recheados de mitos. Vamos ver alguns.
PageRank é tudo
SEO se resume às meta-keywords
SEO vai muito além das meta-keywords! Há muito tempo, o Google utilizava esse recurso para definir o conteúdo das páginas. Isso fez com que muitas pessoas colocassem palavras com alto volume de buscas em páginas sem nenhuma relação com essas.O Google percebeu essa artimanha, fez uma atualização em seu algoritmo e tornou praticamente irrelevante o uso desta meta-tag para a indexação das páginas. As keywords são importantes, mas devem ser utilizadas no meio do texto e de forma inteligente. Não adianta encher o texto de palavras-chave, pois o conteúdo deve ser relevante como um todo. Leia os posts sobre Pequeno guia para produzir conteúdo otimizado e SEO Copywriting.
Não precisa briefing nem planejamento
SEO se resolve apenas com tecnologia
Flash atrapalha o processo de SEO
Os buscadores ainda têm muita dificuldade em indexar sites feitos totalmente em Flash. Com certeza é mais seguro produzir os conteúdos mais importantes em HTML e utilizar os links simples, mas isso não significa que o Flash não é permitido. Apenas recomenda-se utilizá-lo em ferramentas ou em lugares menos importantes e mesmo nesses lugares é possível aplicar uma técnica de reposição (noscript) para substituir o conteúdo em Flash.Então a dica é: Flash? Use com moderação.
SEO vs. SEM (links patrocinados)
SEO não é concorrente dos links patrocinados, são coisas completamente diferentes. O SEO trabalha a longo prazo e o SEM trabalha a curto prazo. Se possível, utilize os dois em parceria e os resultados serão bem melhores. Leia mais no post Estratégia de Marketing: SEO + SEM + SMO.Offline não faz parte de SEO
Esta pouca gente se lembra ou então simplesmente acha que não faz parte mesmo. Outro engano! Offline faz parte sim de SEO. Segundo dados da iProspect, aproximadamente 67% dos usuários de buscadores online são originados de canais offline (dentre estes, TV com 37% e o “boca a boca” com 36% são os canais que mais levam usuários aos buscadores) e 40% dos usuários que buscam online, influenciados por canais offline realizam a compra. Ou seja, por meio da busca você pode ampliar a cobertura das suas campanhas online e/ou offline.Dica: use a mesma linguagem porque às vezes a pessoa não se lembra de quem era a propaganda, mas se recorda da palavra-chave – e se o seu site estiver em sintonia com o canal offline, ela o encontrará por meio do buscador.
Fonte: Webinsider Uol
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