26 de fev. de 2011

Banda larga chega a 88% dos municípios brasileiros, mas falta concorrência

Só 27,8% das cidades têm pelo menos duas provedoras que ofereçam o serviço; crescimento não é maior devido aos impostos, diz Telebrasil.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), divulgado nesta terça-feira (22/02), empresas privadas oferecem Internet banda larga em 4897 municípios brasileiros, ou seja, 88% das cidades do país. Juntas, elas representam 97% da população brasileira.

Entretanto, apenas 1551 (27,8%) dos municípios contam com pelo menos duas prestadoras que dispõem do serviço. A Telebrasil, porém, destaca que os maiores centros, com 114 milhões de habitantes, possuem pelo menos três provedores de Internet rivais.


Outro dado é que o número de acessos a partir de conexões de alta velocidade aumentou em 53% na comparação entre janeiro de 2011 e o mesmo mês de 2010. Dessa forma, foram contabilizados 12,4 milhões de novos acessos, atingindo um total de 36,1 milhões.

A tecnologia que mais cresceu, no entanto, foi a 3G: 85% mais conexões em relação ao ano passado – o que incluiu tanto o uso de modems, para ter Internet em computadores, quanto de smartphones.
O estudo termina com uma pequena menção aos tributos brasileiros: “a evolução tem sido vertiginosa, mesmo com a pesada carga tributária, que varia de 43% a 63% sobre o preço dos serviços”, diz o texto. “Caso os impostos sejam reduzidos, os gastos dos usuários com esses serviços diminuirão na exata proporção da redução desses índices”, conclui.


FONTE: Idgnow

Nenhum comentário:

Postar um comentário