24 de abr. de 2011

Voltando a dura administração do tempo: planejamento e proteção

“ Marcelo, escreva um dia sobre administração de tempo. Como você organiza suas tarefas para impulsionar sua produtividade e ao mesmo tempo mantém o controle e acompanha as diversas áreas que um CEO tem que cuidar. Certa vez li um comentário falando que o que nós fazemos fora do “nine to five” é tão importante quanto, pois nos ajudará a crescer na carreira enquanto outros não aproveitam este tempo extra. O que você acha? “
Respondendo em três etapas então, sobre administração de tempo, prioridades de um CEO e tempo extra.
Falando sobre administração do tempo, dois fatores que vejo como fundamentais são o planejamento e a proteção, citados em mais detalhes no post anterior Tempo: porque esquecemos do planejamento e da proteção?

Planejamento para toda semana ordenar e dedicar tempo aos desenvolvimentos que realmente fazem diferença, geram resultado, mudança efetiva. Não quer dizer fugir da rotina, mas para assegurar a ordem do que fora dessa rotina diária faz realmente diferença. E a proteção para conseguir que a rotina fique no seu lugar e de fato consiga executar aquilo que trará resultado para a empresa e para a equipe. Entender o que está roubando seu tempo e não deixar isso acontecer. Assim, além de planejar antes a semana com foco nas 20% das atividades que gerarão 80% do resultado, ao final checo os ladrões de tempo para tentar melhorar.

Sobre a segunda parte da pergunta, de como um CEO mantém o controle e cuida das diversas áreas, organização e informações efetivas são a base do gerenciamento, a resposta pra isso na verdade dá um livro ou um MBA, não quero ser pretensioso de tentar responder aqui, mas dois pontos que gostaria de citar:
- desenvolvimento de pessoas é tarefa que chamo de zerinho de qualquer CEO, e influencia diretamente no potencial de crescimento no negócio. A seleção e principalmente o cuidado no desenvolvimento de talentos é para mim uma prioridade máxima. Tenho exemplo de excelentes profissionais que participei de perto da formação e desenvolvimento, e que trouxeram grandes resultados para as equipes.

- um bom sistema de informações é importantíssimo para que possamos definir nossa agenda no que é prioridade sem perder tempo.

E a terceira pergunta, sobre atividades extras, isso vai de pessoa pra pessoa, você perguntou o que fazer fora das “9 as 5″, além de dedicar tempo a família que não abro mão, é importante trabalhar a rede de contatos de forma a continuar aprendendo, mas temos de encontrar formas de fazer isso sem stress e obsessão, de forma relaxante e divertida. Participo por exemplo de confraria de culinária onde essa rede é expandida de forma agradável, já fiz aula de golf, um esporte onde a interação é grande, estou sempre lendo, escrevendo e comentando artigos, etc…

Fonte: Você S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário