24 de abr. de 2011

Ai, a falta de tempo. . .

Como incluir exercícios no seu dia a dia

Agenda cheia não vale mais como justificativa para uma vida sedentária, que se resume a casa-trabalho-casa. "O ser humano é expert em arrumar desculpas. Todo executivo precisa aprender a administrar seu tempo. Hoje já existem ferramentas e técnicas para ajudar quem sente essa dificuldade e deseja usar melhor as horas do dia", diz Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo. Além de treinamentos específicos, siga as dicas espertas de Christian para ajudar você a sair desse círculo vicioso:

Divisão de tarefas
CASADA E COM UMA FILHA DE 2 ANOS, CRISTIANE SANTOS, DE 31 ANOS, dá conta dos momentos de lazer e das funções de mãe, esposa e gerente de comunicação corporativa da Pfizer. E qual o segredo se o dia dela também tem 24 horas? “Primeiro, pratico uma atividade física que adoro, a corrida.

Levo a disciplina e a dedicação nos treinos para as outras partes da minha vida. Mas tem que haver parceria. Meu marido leva nossa filha ao berçário pela manhã. Aproveito para correr e fazer musculação na própria academia da empresa”, diz Cristiane. Essa logística funciona também no fim do dia, quando é a vez dela de pegar a criança enquanto ele vai treinar. “À noite, já deixamos tudo preparado para o dia seguinte, para agilizar a saída logo cedo. Sem organização, fica difícil achar tempo livre.”

Na hora de começar, olhe os pontos positivos:


• Anote o benefício da atividade na agenda, em vez de somente a atividade. Não escreva “aula de inglês”, mas sim “chance de conseguir a transferência para Nova York”. Ou então “muita risada com os amigos da faculdade” em vez de “futebol”.

• Comece aos poucos. Quem tenta encaixar uma nova atividade em quatro ou cinco dias da semana dentro de uma agenda sobrecarregada pode acabar se frustrando. Reserve dois dias no início e aumente aos poucos a dedicação.

• Quando possível, leve com você o parceiro ou parceira. Além de aumentar o tempo de convívio, serve como estímulo.

• Se precisar aumentar seu nível de energia, consulte um médico e aposte nos complexos multivitamínicos.

Mude de atitude e ganhe mais espaço na sua agenda:

• Negocie com o chefe horário de chegada ou saída do trabalho alguns dias da semana, para encaixar atividade física ou hobby. Sua produtividade aumentará.

• Em dias de treino, planeje a agenda profissional como se tivesse apenas 4 horas de dedicação. Calcule que as demais horas serão preenchidas com imprevistos. Se comprometer 8 ou 10 horas, não haverá tempo para incluir a atividade física.

• Quando for se exercitar no fim do dia, não abra e-mails na última meia hora antes de sair do escritório. A chance de uma bomba cair antes de você pegar a mochila é grande. Leia os e-mails depois do treino e, se for preciso, resolva o problema.

Fonte: Você S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário