20 de mar. de 2011

O status vale o investimento?

Você pode não dizer, mas não foi só pela utilidade que comprou seu celular, laptop ou outro brinquedinho tecnológico. Como esses produtos viraram objetos de desejo, muita gente acaba comprando pelo status de andar por aí com um deles, e não pelos benefícios propriamente ditos. Tudo bem, nem tudo tem de ser útil nessa vida. Mas para ajudar você a escolher melhor suas próximas compras tecnológicas, seja pelo prazer de ter um aparelho bonito, seja para trabalhar mais antenado, conversamos com especialistas no assunto. Eles avaliam alguns objetos do momento do ponto de vista de custo versus benefícios, e ainda dizem se ao menos o status de ser visto com um deles vale o investimento.

1 Mac BookAir 

O laptop mais fino do mundo: mede 32,5 x 22,7 x 1,94 cm e pesa 1,36 kg.
CUSTO: 6 000 reais, com 2 GB de memória RAM, processador Intel Core 2 Duo 1.6 GHz e 80 GB de disco rígido.

BENEFÍCIO: Não tem leitor e gravador de CD/DVD, saída para conexão à internet por cabo e só tem uma saída para cabo USB. Faz falta, mas pode valer a pena para quem passa o dia com ele nas costas.
 
STATUS: "Traz um diferencial de modernidade para o executivo", diz Luís Minoru Shibata, especialista em pesquisa de tecnologia. Com os dados cada vez mais armazenados na internet, o problema de compatibilidade entre Mac e PC tende a diminuir.

2 Porta-retratos digital 

Esse porta-retratos, que mostra fotos digitais armazenadas, também pode mostrar dados úteis para o trabalho. Com o software Slice Management é possível acompanhar indicadores numéricos em tempo real, desde que ele esteja conectado ao PC, ou de hora em hora.
 
CUSTO: A partir de 200 reais. Já o programa da Dosoft é desenvolvido sob medida para cada empresa e tem preço variável.
 
BENEFÍCIO: A vantagem é que você não sobrecarrega o micro e pode usá-lo com outros programas.

STATUS: Em vez dos porta-retratos comuns, sua mesa tem uma tela que mistura fotos de família e dados de venda da sua equipe. Indica modernidade.

3 Inote - Mobile Note Taker Pro 

Esta caneta capta as informações escritas e as salva como dados digitais. Tem capacidade de 50 megas ou 100 páginas A4. Para transferir para o seu computador, use um cabo USB.
 
CUSTO: 469 reais é alto, mas compensa pela facilidade de não precisar redigitar tudo.

BENEFÍCIO: Evita o retrabalho de digitar de quem escreve em pé ou em movimento.

STATUS: "Se você trabalha em uma empresa de tecnologia, usar gadgets assim, de ponta, faz bem para sua imagem", diz Hélio Terra, presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, consultoria de RH de São Paulo. Para a consultora de imagem Ilana Berenholc, de São Paulo, a caneta é bacana porque indica que você tem agilidade de comunicação.

4 Modem 3G 

Ter um pequeno equipamento que, plugado ao computador, permita a navegação em banda larga em qualquer lugar é um luxo que está ficando comum entre os executivos.
 
CUSTO: Esse minimodem vendido pela TIM custa a partir de 199 reais, mais a mensalidade do plano contratado.
 
BENEFÍCIO: Não depender de conexão em hot spots ou wi-fi e acessar a internet em qualquer lugar (desde que esteja coberto pela rede da operadora).

STATUS: Tem mais a ver com o fato de você fi car antenado o tempo todo do que com o aparelho em si. Quem já tem conexão de banda larga e pode acessar dados da web onde estiver mostra-
se disponível e ganha tempo livre.

5 Lock In, da Swarovski 

Este pen drive não é dos menores do mercado, mas atrai as mulheres pelo design e pelos
cristais desejados, assinados pela grife de luxo que produz bijuterias e bibelôs.

CUSTO: 1 010 reais nas lojas da Swarovski, o pen drive com 1 GB, que armazena 1 000 fotos ou 250 músicas, por exemplo. Há opções em outros formatos (como pingente de corrente) e com capacidade de armazenamento de 2 GB.

BENEFÍCIO: Levar seus dados para lá e para cá com estilo e mais luxo do que um pen drive de plástico. O problema é que, comparado com os semelhantes do mercado, que chagam a 8 GB, 1 GB é pouco.

STATUS: Você vai fazer inveja às colegas de trabalho com esse pen drive.

6 EeePc 

Este mininotebook da Asus pesa 900 gramas e mede 22,5 x 16 centímetros. Como possui memória  e capacidade limitadas, não é indicado  para ser usado como computador principal.

CUSTO: 1 200 reais por um modelo Celeron Mobile 353, com 512 MB de memória RAM, 4GB de disco rígido, webcam e tela de 7 polegadas. Está em conta se comparado à média de preço dos notebooks do mercado.

BENEFÍCIO: Permite navegação pela web e edição de textos. O resultado é parecido com o de um smartphone, mas com o conforto de uma tela e um teclado maiores.

STATUS: Faz um estilo diferente e chama a atenção por ser branco e parecido com os laptops desejados da Apple.


FONTE: Você S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário