2 de mar. de 2011

Não fique de fora das redes sociais

As redes sociais não só mudaram a forma das pessoas se relacionar como vêm transformando a busca por uma vaga no mercado de trabalho. Durante apuração da matéria Contatos Imediatos, da edição de fevereiro da Você S/A, fiquei surpresa com a quantidade de grandes empresas que usam o LinkedIn para encontrar talentos. Ernst&Young Terco, Nestlé, Oi, Vivo, SAP são alguns exemplos, além das tradicionais consultorias de recrutamento como Michael Page e Robert Half.

Um grande avanço se compararmos ao que acontecia há oito anos, quando sequer existia sequer o hábito dos RHs em contratar empresas especializadas para achar profissionais. O processo era feito em casa mesmo. Mas será que as companhias já enxergaram o poder que o Facebook, LinkedIn e Twitter possuem? Sim e não. Muita coisa ainda está incipiente e há inúmeras barreiras a serem quebradas. Ainda existe um certo olhar desconfiado sobre sua real eficácia.

Entretanto, é fato que as mídias sociais vieram pra ficar. Algumas empresas sabem disso e tentam desenhar estratégias que não as deixem de fora dessa nova onda. O “como” é uma incógnita. Desafios a parte, novas mudanças estarão por vir e é bom ficar atento. Para os candidatos que querem aproveitar a boa maré econômica e o boom de ofertas de vagas do mercado, saber estar na vitrine e chamar a atenção dos recrutadores são atitudes que fazem toda a diferença.

E isso vale também para profissionais seniores. Muitas empresas com as quais falei sentem falta de bons perfis com mais de 40 anos. Talvez exista aí nessa faixa etária uma certa resistência em aderir às redes sociais, o que poder ser um erro mortal e algumas chances  perdidas por estarem de fora.

FONTE: Você S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário