Os sites oferecem produtos com preços até 30% mais baixos do que as lojas e permitem comparar itens em mais de 1 000 estabelecimentos comerciais
Os brasileiros estão usando com mais frequência a internet para fazer compras. Uma pesquisa da e-Bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, de São Paulo, mostra que no primeiro semestre de 2009 as compras pela internet cresceram 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Produtos de informática e eletrodomésticos estão no topo da lista dos mais vendidos.
Na sequência aparecem itens de saúde, beleza e medicamentos. "Com o aumento da renda e a redução do IPI, 2 milhões de consumidores da classe C chegaram para impulsionar o comércio eletrônico", diz Pedro Guasti, diretorgeral da e-Bit. Comprar pela internet é um jeito muito confortável de adquirir bens. Enquanto nas lojas físicas o custo com instalações, estoques e empregados é repassado para o preço fi nal do produto, os estabelecimentos virtuais quase não têm despesas.
As lojas da web conseguem vender sua mercadoria por um preço menor, como é o caso das que comercializam produtos de informática e eletroeletrônicos. “O preço pode ser até 30% mais baixo em relação à loja física”, diz Jin Whan Oh, conselheiro do Conselho Regional de Economia, em São Paulo, que atuou como diretor de empresas de cartão de crédito.
O QUE COMPRAR PELA NET?
Se você não tem experiência em fazer compras pela internet, a dica é adquirir o que é facilmente comparável, como TV, computador e DVDs. Mas sofás, cadeiras e roupas íntimas, por exemplo, são produtos mais difíceis de serem comparados. Já imaginou comprar um sofá achando que ele é supermacio e confortável e descobrir que ele não é nada disso na hora de receber a mercadoria? O administrador de empresas paulistano Marcel Lotufo, de 29 anos, adquiriu quase todos os produtos que tem em casa pela internet. “É mais fácil e mais prático do que ir ao shopping”, diz. Marcel comprou TV de LCD, aparelho de DVD, computador e 50 de seus 400 CDs e DVDs em lojas virtuais. Ele também usa a internet para comprar roupas.
“Quando conheço a marca e o tamanho não vejo problema nenhum em comprar a distância.” Para encontrar o melhor preço, Marcel pesquisa valores em pelo menos três sites diferentes e se cadastra nas lojas para receber informações das promoções. Todos os seus pedidos são pagos com o cartão de crédito. “Tenho mais controle e consigo pagar com o cartão em três vezes sem juros”, diz. Para ele, a outra vantagem de comprar pela internet é o frete, que geralmente sai de graça para produtos mais caros. O valor do frete nas lojas físicas pode chegar a 300 reais e as lojas virtuais também fazem a cobrança pela entrega para valores baixos.
Marcel sabe como se sentir seguro na hora de fazer uma compra. “Uso sites confi áveis”, diz. Na página da e-Bit, há uma lista de lojas virtuais consideradas seguras.
APROVEITE AS VANTAGENS
Quem compra pela internet tem a vantagem de poder customizar alguns produtos. Os sites que vendem computadores, por exemplo, permitem ao comprador confi gurar a máquina ao seu gosto. “Na loja física, o consumidor precisa ter sorte para achar um produto igual ao que ele quer”, diz Jin, do Conselho Regional de Economia. A internet também pode ajudar na hora de pedir um desconto.
Se você encontrar na web um bom preço para o produto que está procurando, pode imprimir a página com o valor e levar a uma loja física, geralmente o estabelecimento cobre o preço do outro. “É um argumento precioso, dá para fazer excelentes negócios”, diz Cláudio Felisoni, coordenador do Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em São Paulo. A desvantagem da compra pela internet está na hora da negociação. Para facilitar sua vida, os especialistas indicam o site companhiadedescontos.com. Lá você encontra promoções das principais lojas e cupons de desconto que variam de 5% a 10% para quem usa cartões de crédito.
SEGURANÇA
De acordo com uma pesquisa do Provar, 75% das pessoas que compram pela internet usam cartão de crédito. Os especialistas recomendam essa forma de pagamento, que é considerada o meio mais seguro. “Quanto menos o consumidor conhece o lojista, mais ele deve evitar o pagamento à vista”, diz Jin, do Conselho Regional de Economia. Quando o consumidor é lesado, a loja que aceitou o cartão é a responsável pela compra e fi ca com o prejuízo. Para evitar riscos, faça uso de sites de sua confi ança, que tenham credibilidade, e fi que de olho nas lojas que comercializam importados. Muitas vendem primeiro para o consumidor e só depois importam o produto.
BONS DE PREÇO
Na internet, há ótimos sites de comparação de preços. Todos gratuitos. Conheça alguns deles
BONDFARO
Tem preços atualizados de aproximadamente 3 milhões de produtos de mais de 300 lojas virtuais. A navegação é fácil e intuitiva. É possível organizar o resultado da pesquisa por preço (em ordem crescente ou decrescente). Oferece atendimento online, que fica no ar em horário comercial, das 9h às 18h.
JÁ COTEI
Trabalha com 800 000 produtos e cerca de 700 lojas virtuais. No site é possível acompanhar a oscilação semanal do preço do produto escolhido e ver se é uma boa época para comprá-lo.
BUSCAPÉ
Compara preços de 1 200 empresas e mais de 3,5 milhões de produtos. O banco de dados é atualizado diariamente e é possível acessar comentários a respeito das lojas, que são avaliadas pelos consumidores.
FONTE: Você S/A
Na sequência aparecem itens de saúde, beleza e medicamentos. "Com o aumento da renda e a redução do IPI, 2 milhões de consumidores da classe C chegaram para impulsionar o comércio eletrônico", diz Pedro Guasti, diretorgeral da e-Bit. Comprar pela internet é um jeito muito confortável de adquirir bens. Enquanto nas lojas físicas o custo com instalações, estoques e empregados é repassado para o preço fi nal do produto, os estabelecimentos virtuais quase não têm despesas.
As lojas da web conseguem vender sua mercadoria por um preço menor, como é o caso das que comercializam produtos de informática e eletroeletrônicos. “O preço pode ser até 30% mais baixo em relação à loja física”, diz Jin Whan Oh, conselheiro do Conselho Regional de Economia, em São Paulo, que atuou como diretor de empresas de cartão de crédito.
O QUE COMPRAR PELA NET?
Se você não tem experiência em fazer compras pela internet, a dica é adquirir o que é facilmente comparável, como TV, computador e DVDs. Mas sofás, cadeiras e roupas íntimas, por exemplo, são produtos mais difíceis de serem comparados. Já imaginou comprar um sofá achando que ele é supermacio e confortável e descobrir que ele não é nada disso na hora de receber a mercadoria? O administrador de empresas paulistano Marcel Lotufo, de 29 anos, adquiriu quase todos os produtos que tem em casa pela internet. “É mais fácil e mais prático do que ir ao shopping”, diz. Marcel comprou TV de LCD, aparelho de DVD, computador e 50 de seus 400 CDs e DVDs em lojas virtuais. Ele também usa a internet para comprar roupas.
“Quando conheço a marca e o tamanho não vejo problema nenhum em comprar a distância.” Para encontrar o melhor preço, Marcel pesquisa valores em pelo menos três sites diferentes e se cadastra nas lojas para receber informações das promoções. Todos os seus pedidos são pagos com o cartão de crédito. “Tenho mais controle e consigo pagar com o cartão em três vezes sem juros”, diz. Para ele, a outra vantagem de comprar pela internet é o frete, que geralmente sai de graça para produtos mais caros. O valor do frete nas lojas físicas pode chegar a 300 reais e as lojas virtuais também fazem a cobrança pela entrega para valores baixos.
Marcel sabe como se sentir seguro na hora de fazer uma compra. “Uso sites confi áveis”, diz. Na página da e-Bit, há uma lista de lojas virtuais consideradas seguras.
APROVEITE AS VANTAGENS
Quem compra pela internet tem a vantagem de poder customizar alguns produtos. Os sites que vendem computadores, por exemplo, permitem ao comprador confi gurar a máquina ao seu gosto. “Na loja física, o consumidor precisa ter sorte para achar um produto igual ao que ele quer”, diz Jin, do Conselho Regional de Economia. A internet também pode ajudar na hora de pedir um desconto.
Se você encontrar na web um bom preço para o produto que está procurando, pode imprimir a página com o valor e levar a uma loja física, geralmente o estabelecimento cobre o preço do outro. “É um argumento precioso, dá para fazer excelentes negócios”, diz Cláudio Felisoni, coordenador do Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em São Paulo. A desvantagem da compra pela internet está na hora da negociação. Para facilitar sua vida, os especialistas indicam o site companhiadedescontos.com. Lá você encontra promoções das principais lojas e cupons de desconto que variam de 5% a 10% para quem usa cartões de crédito.
SEGURANÇA
De acordo com uma pesquisa do Provar, 75% das pessoas que compram pela internet usam cartão de crédito. Os especialistas recomendam essa forma de pagamento, que é considerada o meio mais seguro. “Quanto menos o consumidor conhece o lojista, mais ele deve evitar o pagamento à vista”, diz Jin, do Conselho Regional de Economia. Quando o consumidor é lesado, a loja que aceitou o cartão é a responsável pela compra e fi ca com o prejuízo. Para evitar riscos, faça uso de sites de sua confi ança, que tenham credibilidade, e fi que de olho nas lojas que comercializam importados. Muitas vendem primeiro para o consumidor e só depois importam o produto.
BONS DE PREÇO
Na internet, há ótimos sites de comparação de preços. Todos gratuitos. Conheça alguns deles
BONDFARO
Tem preços atualizados de aproximadamente 3 milhões de produtos de mais de 300 lojas virtuais. A navegação é fácil e intuitiva. É possível organizar o resultado da pesquisa por preço (em ordem crescente ou decrescente). Oferece atendimento online, que fica no ar em horário comercial, das 9h às 18h.
JÁ COTEI
Trabalha com 800 000 produtos e cerca de 700 lojas virtuais. No site é possível acompanhar a oscilação semanal do preço do produto escolhido e ver se é uma boa época para comprá-lo.
BUSCAPÉ
Compara preços de 1 200 empresas e mais de 3,5 milhões de produtos. O banco de dados é atualizado diariamente e é possível acessar comentários a respeito das lojas, que são avaliadas pelos consumidores.
FONTE: Você S/A
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