26 de fev. de 2011

Sencha Labs lança framework open source para desenvolvimento em WebGL

O Sencha Labs anunciou um novo framework open source para desenvolvimento em WebGL. Chamado de PhiloGL e distribuído sob licença MIT, o framework facilita a adoção do WebGL e integra suas funcionalidades a aplicativos web.

O WebGL é um padrão emergente que permite que desenvolvedores integrem continuamente conteúdo 3D a sites. Ele foi feito para expor as APIs de baixo nível do OpenGL ES 2.0 através das funções do JavaScript que operam no elemento HTML Canvas. O padrão oferece uma enorme gama de flexibilidade e permite que desenvolvedores criem virtualmente qualquer coisa que possa ser expressa com gráficos 3D. A desvantagem é que a falta de abstração aumenta, em muito, a complexidade de construção de aplicativos web com 3D.

Quando o WebGL foi planejado, Mozilla e outros proponentes afirmaram que a complexidade técnica seria aperfeiçoada com frameworks de terceiros, já que desenvolvedores conseguiriam construir e compartilhar suas tarefas para camadas de abstração assim como bibliotecas que contêm APIs de baixo nível.

Uma dessas bibliotecas é a PhiloGL, uma das primeiras bibliotecas independentes para o desenvolvimento em WebGL. Ela oferece funcionalidades de alto nível que são úteis para construir aplicativos em WebGL. O Sencha criou vários demos que ilustram a compatibilidade do framework para criar visualizações 3D interativas.

O framework PhiloGL está disponível para download a partir do site do projeto. A documentação completa da API também está disponível online.

Com informações de Ars Technica


FONTE: IMasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário