Na última semana, o Google anunciou em seu blog oficial um novo algoritmo para privilegiar, em suas consultas, páginas que possuam conteúdo de maior qualidade.
Este novo algoritmo atinge cerca de 11,8% de consultas, rebaixando diversos websites / páginas com conteúdo de baixa qualidade e que não contribuem com a experiência do usuário, algo que diversos profissionais da área alertavam ao Google.
Quem Foi Afetado
Como descrito oficialmente pelo Google, este algoritmo afetou apenas o mercado americano, não se estendendo ao restante do mundo neste primeiro momento. Com esta notícia, a empresa Sistrix publicou em seu blog um estudo de acompanhamento de palavras-chave de diversos domínios, os quais ela acredita que foram afetadas diretamente pelo algoritmo.
# | Domain | Change | SISTRIX (before) | SISTRIX (after) | # KWs (before) | # KWs (after) |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | wisegeek.com | -77% | 121,58 | 28,22 | 74.024 | 21.940 |
2 | ezinearticles.com | -90% | 65,08 | 6,65 | 184.508 | 54.277 |
3 | suite101.com | -94% | 54,04 | 3,28 | 178.373 | 36.904 |
4 | hubpages.com | -87% | 55,16 | 7,40 | 152.998 | 50.178 |
5 | buzzle.com | -85% | 43,25 | 6,55 | 86.472 | 24.423 |
6 | associatedcontent.com | -93% | 38,29 | 2,57 | 216.429 | 53.512 |
7 | freedownloadscenter.com | -90% | 30,26 | 3,01 | 42.486 | 7.992 |
8 | essortment.com | -91% | 25,73 | 2,32 | 27.501 | 7.459 |
9 | fixya.com | -80% | 28,78 | 5,83 | 62.034 | 36.167 |
10 | americantowns.com | -91% | 24,88 | 2,18 | 26.000 | 9.799 |
11 | lovetoknow.com | -83% | 25,75 | 4,28 | 49.544 | 17.833 |
12 | articlesbase.com | -94% | 19,96 | 1,16 | 82.274 | 31.365 |
13 | howtodothings.com | -84% | 21,20 | 3,39 | 33.222 | 7.601 |
14 | mahalo.com | -84% | 20,49 | 3,23 | 33.875 | 9.740 |
15 | business.com | -93% | 17,24 | 1,13 | 21.556 | 4.813 |
16 | doityourself.com | -77% | 20,89 | 4,90 | 23.256 | 6.870 |
17 | merchantcircle.com | -85% | 18,43 | 2,67 | 93.347 | 34.681 |
18 | thefind.com | -83% | 18,95 | 3,27 | 74.506 | 45.495 |
19 | findarticles.com | -90% | 16,98 | 1,74 | 64.810 | 20.189 |
20 | faqs.org | -91% | 16,52 | 1,46 | 33.648 | 11.142 |
21 | tradekey.com | -89% | 16,83 | 1,79 | 37.364 | 16.268 |
22 | answerbag.com | -91% | 12,93 | 1,11 | 67.314 | 26.054 |
23 | trails.com | -87% | 12,05 | 1,62 | 38.346 | 8.511 |
24 | examiner.com | -79% | 10,54 | 2,19 | 70.781 | 31.272 |
25 | allbusiness.com | -88% | 8,86 | 1,08 | 16.457 | 6.034 |
A tabela nos mostra o índice de visibilidade de Sistrix, juntamente com o número de palavras-chave que o domínio em questão aparecia, antes e depois da atualização do algoritmo do Google. Com base nesta tabela podemos notar diversos domínios que foram afetados pelo novo algoritmo e ver um certo padrão entre eles. Vamos entender melhor.
Um Padrão dos Websites Afetados
Conferindo os websites listados pela pesquisa da Sistrix notei que todos tem um padrão em comum: são diretórios de artigos, cujo intuito é prover um local para qualquer escritor publicar um artigo.
Deixando o modelo épico da Internet de lado e mostrando um pouco da realidade que acontece no dia-a-dia, posso afirmar com propriedade que os diretórios de artigo são um câncer para a Internet como um todo, provendo conteúdo de baixíssima qualidade, em muitas vezes duplicado.
Em termos de SEO, sabemos que este tipo de website é sim uma excelente fonte de links, uma vez que você pode fornecer o seu artigo com os links que desejar. O grande ponto é qual a revisão exigida para ter um artigo publicado. Por exemplo, sei que no EzineArticles um artigo deve ser único mesmo (conferido no Copyscape) e eles tem limitações em termos de qualidade do artigo e até mesmo de links. Mas em paralelo, posso dizer que quando comecei a trabalhar para o mercado americano, o EzineArticles possuía políticas fracas para publicação de artigos, deixando vários artigos de baixa qualidade e conteúdo duplicado a serem publicados.
Extraindo a essência de um website como estes mencionados pela pesquisa, podemos notar que a maioria deles atingem o mesmo foco: páginas de baixa qualidade em termos de conteúdo e sempre cheias de Adsense. É este o padrão que pude encontrar diretamente. Vale ressaltar que não estou considerando a autoridade dos domínios ou qualidade do perfil de links que cada domínio recebe, mas isto, deve ser bem fraco também.
Dicas para o Brasil
Como já sabemos, uma hora essa “bomba” vai chegar ao Brasil, ou seja, prepare-se pois o Google não terá piedade dos míseros blogs que se aproveitam de conteúdo de baixa qualidade para “fazer dinheiro” com Adsense.
Na minha visão, você, blogueiro de plantão, que possui diversos blogs estilo MFA, fique atento! Comece a melhorar as suas principais páginas, complete o conteúdo daquelas páginas com maior visitação, inclua imagens, pense em criar mais conteúdo ORIGINAL para estes seus blogs. Digo isto, pois será uma mudança inevitável que irá limpar, em boa parte, o índice do Google Brasil, desta leva de websites irrelevantes.
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