Quando Albert Einstein disse que “informação não é conhecimento”, ele poderia estar se referindo diretamente ao desafio que pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam para transformar dados em idéias que possam levar a melhorias em estratégia e operações. As PMEs nunca estiveram em uma melhor posição para obter e analisar dados. A necessidade real, contudo, é aumentar a visibilidade sobre como suas empresas funcionam, permitindo a funcionários e executivos reagir de pronto a mudanças do mercado e alterar estratégias conforme surgem novas oportunidades. É verdade que qualquer discussão sobre análise de negócios pode parecer irrelevante para as PMEs, muitas das quais operam sem grandes bancos de dados nem recursos avançados de tecnologia da informação (TI). O gerenciamento e a análise de dados com certeza pode intimidar até mesmo as firmas que implantam práticas de gerenciamento e tecnologias mais sofisticadas. Mas na realidade, as pequenas e médias empresas têm a mesma capacidade de tirar proveito da análise de negócios que as grandes empresas. Mas é provável que para isso tenham que reavaliar sua abordagem (ou conceber uma nova) para gerar conhecimento que possa orientar o desempenho dos negócios. As PMEs de fato precisam de visibilidade e idéias para obter lucratividade e crescimento sustentáveis. Estrategicamente, devem ser capazes de dissecar os negócios e identificar quais áreas (por exemplo, segmentos de clientes, atividades da rede de abastecimento, fluxos de receita, parcerias) devem ser enfatizadas em dado momento da sua evolução. Em termos operacionais, ao analisar fontes de receita, clientes, produtos ou serviços, canais de entrega e elos da cadeia de suprimentos separadamente, elas devem averiguar as atividades mais lucrativas e as que têm maior potencial. Com a reunião dessas informações, é possível ainda detectar em operações diárias sinais de alerta que tenham implicações estratégicas em longo prazo, como concentrações de valores a receber em curto prazo, o que sugere a diversificação de negócios mais à frente. Para baixar o white paper gratuitamente, clique aqui. Fonte: Olhar Digital |
Notícias que você pode não ter visto estão aqui. Todos os Posts possuem Fonte ao final.
26 de fev. de 2011
Como pequenas e médias empresas podem usar dados para tomar decisões acertadas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário