As redes sociais não só mudaram a forma das pessoas se relacionar  como vêm transformando a busca por uma vaga no mercado de trabalho.  Durante apuração da matéria Contatos Imediatos, da edição de fevereiro  da Você S/A, fiquei surpresa com a quantidade de grandes empresas que  usam o LinkedIn para encontrar talentos. Ernst&Young Terco, Nestlé,  Oi, Vivo, SAP são alguns exemplos, além das tradicionais consultorias de  recrutamento como Michael Page e Robert Half.
Um grande avanço se compararmos ao que acontecia há oito anos, quando  sequer existia sequer o hábito dos RHs em contratar empresas  especializadas para achar profissionais. O processo era feito em casa  mesmo. Mas será que as companhias já enxergaram o poder que o Facebook,  LinkedIn e Twitter possuem? Sim e não. Muita coisa ainda está incipiente  e há inúmeras barreiras a serem quebradas. Ainda existe um certo olhar  desconfiado sobre sua real eficácia.
Entretanto, é fato que as mídias sociais vieram pra ficar. Algumas  empresas sabem disso e tentam desenhar estratégias que não as deixem de  fora dessa nova onda. O “como” é uma incógnita. Desafios a parte, novas  mudanças estarão por vir e é bom ficar atento. Para os candidatos que  querem aproveitar a boa maré econômica e o boom de ofertas de vagas do  mercado, saber estar na vitrine e chamar a atenção dos recrutadores são  atitudes que fazem toda a diferença.
E isso vale também para profissionais seniores. Muitas empresas com  as quais falei sentem falta de bons perfis com mais de 40 anos. Talvez  exista aí nessa faixa etária uma certa resistência em aderir às redes  sociais, o que poder ser um erro mortal e algumas chances  perdidas por  estarem de fora.
FONTE: Você S/A
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